Conceitos: Ecologia

RESUMO – CONCEITOS BÁSICOS EM ECOLOGIA

Ecologia – É a ciência que estuda a relação entre os seres vivos e seu ambiente.
Habitat – É o espaço físico que o organismo ocupa em uma região. O organismo possui aptidões favoráveis ao seu estabelecimento no local. Em outras palavras o habitat oferece os recursos que o organismo precisa para ali sobreviver e reproduzir.
Nicho Ecológico – É o papel do indivíduo no ecossistema, a relação que este pode ter com os demais organismos e o ambiente onde se abriga. É o que o organismo faz para sobreviver e reproduzir. Hábitos alimentares, esconderijos e o período de atividade do organismo são exemplos de nicho ecológico.
Meio ambiente – É tudo o que cerca o organismo, ou seja, os outros seres vivos, da mesma ou de outras espécies, e, o meio não vivo representado pelos aspectos físicos, químicos e físico-químicos (ver em fatores abióticos) do meio em que vivem.
Organismo – É a unidade fundamental da seleção natural. É nele que se encontra o conjunto de genes responsáveis pelas características adaptáveis ao ambiente, permitindo a perpetuação da espécie, neste caso, o organismo se encontra em situação propicia a sobrevivência e a reprodução, aumentando sua população em uma determinada região onde habita. Caso as características não sejam adaptáveis ao ambiente em que vive, a população encontrará dificuldades em sua sobrevivência e reprodução, havendo diminuição dos indivíduos desta população, e sendo mais extremo, a extinção da espécie.
Aqui, espécie, refere-se àqueles pertencentes a grupos de populações com potencial de se intercruzar, reproduzindo descendentes férteis, ou em caso de intercruzamento com populações de indivíduos semelhantes gerarem descendentes sem capacidades de se reproduzir.
EX.:
Felis catus (gato doméstico);
Orcinus orca (orca);
Boa constrictor (jiboia)

População – Vários organismos da mesma espécie vivendo numa região geográfica e no mesmo intervalo de tempo. É a unidade da evolução, pois cada população carrega um determinado conjunto gênico e quanto maior este conjunto gênico maior a sua variabilidade genética, assim possibilita que os melhores genes deste conjunto gênico sejam escolhidos ao longo de sucessivas gerações através da seleção natural, permitindo o avanço evolutivo daquela população.
EX.:
Um população de pinguins imperadores vivendo Antártica;
Uma população de cogumelos habitando o sub-bosque da floresta.
Uma população de abelhas em uma colmeia.

Comunidade – São as várias populações de indivíduos de espécies diferentes que ocupam a mesma região geográfica e no mesmo intervalo de tempo.
EX.:
A população de pinguins imperadores convivendo com as populações de suas presas (peixes, krill e lulas) e com as de seus predadores (focas-leopardo, orcas e tubarões);
Os cogumelos que convivem com as árvores, insetos e outros animais no sub-bosque da floresta.

Ecossistema – É formado pela comunidade, que nada mais é que o conjunto de seres bióticos de uma determinada região geográfica que interagem entre si e com os fatores abióticos daquele lugar.
Entende-se como fatores bióticos os seres vivos e fatores abióticos os seres não vivos (ex.: solo, luminosidade, temperatura, pH, salinidade, clima, etc.)
EX.:
A savana africana;
O deserto do Saara;
A Mata das araucárias;
A totalidade dos ecossistemas do nosso planeta é chamada de Biosfera.

DOWNLOAD:
Download_pdfDownload_Word